segunda-feira, 16 de abril de 2007

Atocha na vovó

A única coisa mais rápida que a luz é a decadência desse mundo.

Eis a notícia: STJ: avós são obrigados a complementar a pensão dos netos.

Existe tanta coisa errada nessa decisão (e na legislação) que não sei nem por onde começar.

- Avós não escolhem ter netos. Logo, eles não devem ser responsáveis (no sentido legal) pela criação e sustento dos mesmos.
- Avós já estão (no geral) além do ápice da sua carreira profissional. Eles não tem mais a capacidade (e ouso dizer o dever) de sustentar nem mesmo os próprios filhos, que já deveriam ter tomado rumo. Que dirá então de netos. Após uma vida inteira de trabalho para sustentar o cônjuge e os filhos, agora vai ter que sustentar os netos também.
- Que porcaria é essa de "complementar a pensão"? O filho recebe o suficiente de acordo com o que ganha cada um dos pais. O que começa a transparecer é que o Judiciário começa a dar lampejos de que existe uma "pensão justa" que cada menor deve receber e todos na família (inclusive aqueles que não querem filhos ou qualquer relação com outras pessoas da família) devem contribuir para o sustento desse menor (família agora tá virando castigo).

Podem começar a esquecer os presentinhos que os netinhos ganhavam da vovó. Seguindo essa tendência, os avós passarão a guardar o seu dinheirinho para se um dia um pai mão-de-vaca resolve não gastar a "pensão justa" com seu filho.

Nenhum comentário: