terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Esquizofrenia ou Cara-de-Pau

Já vi que essa questão da brasileira "atacada" na Suíça ainda vai dar pano para manga.

Opinião pessoal: eu tinha acreditado na história até ver as fotos, que me deixaram em dúvida (haja paciência para 3 neonazistas que atacam uma pessoa em local público fazerem cortes iguaizinhos e letrinhas quadradas). Com o laudo de que não havia gravidez alguma, as "provas" de gravidez que a família tinha e a constante mudança de versões ("eu acho que abortei antes e não sabia" - Oh Please!), estou quase certo que é tudo mentira. O Brasil acabou se metendo numa enrolação dos diabos, vai sair como "o" Errado e, pior de tudo, não vai ter um puto para meter o malho na brasileira pelo vexame que gerou. Tomara que eu esteja errado, em qualquer ponto.

Apenas para reforçar o meu pessimismo, vejo a frase do pai da brasileira.

- Todos nós somos livres para ir e vir. Ela tem residência fixa aqui na Suíça, tem permissão para morar e trabalhar, tem um emprego e não provocou distúrbio público, dano ao patrimônio, nem sequer deixou de pagar uma viagem de bonde.

Quer dizer então que dizer para a polícia que foi atacada por três neonazistas que provocaram-lhe um aborto de tanto que bateram nela e a retalharam toda, informar a família que põe na mídia toda essa informação e mobiliza o Itamaraty para se impor perante o governo Suíço, tudo isso baseado (desde que as investigações assim demonstrem) em uma história inventada não é disturbio público?

Na boa, ou está esquizofrênico ou é cara-de-pau.

 

P.s.1: Já levantaram a hipótese de que a brasileira precisa ser internada porque fez tudo isso por causa de problemas psicológicos. (Vou dar uma de brasileiro, mas) Desconfio.

Se a brasileira tivesse problemas psicológicos, a família pensaria duas vezes antes de fazer a defesa esperneante que fez. Como problema psicológico é coisa séria, a família iria, no mínimo, ver se ela teve outro surto (e pedir ajuda e compreensão) ou se aquilo realmente aconteceu. Se fosse uma coisa esporádica (tipo terminou o noivado e despirocou), o estado da moça na polícia ou no hospital já indicaria isso, o que até agora não levantaram hipótese, não aconteceu ou não apareceu na mídia (o que para mim já diz bastante coisa). Entretanto, não duvido que, confirmado ser tudo uma mentira, vão utilizar essa desculpa para amenizar o caso. Afinal, é muito mais fácil empatizar com um mentiroso maluquinho do que num mentiroso sem vergonha.

P.s.2: Não demora muito para surgir explicações de "pensamento terceiromundista" aqui e acolá. O que me espanta é que alguns pensamentos "contrários" ao pensamento terceiromundista são provas cabais de pensamentos puramente terceiromundistas. Ficar com essa idéia de ser "duro" com europeu porque "ele" acha que aqui só tem índio ou porque a Suíça também tá cheia de corrupção e lavagem de dinheiro é que é coisa de pobre de espírito. Eu não vivo em primeiro mundo, então não tenho muita idéia do que "eles" pensam, mas uma atitude no mínimo sensata seria entender que: 1) ataque de vândalo a brasileiro, não é ataque de um país ou governo contra o brasileiro; 2) descaso de autoridade contra brasileiro, não é descaso de país ou governo contra brasileiro; 3) exigir investigação séria é auxiliar autoridades de outro país a desvendar o caso e não apontar-lhes o dedo como se estivessem falando com um empregado; 4) defender brasileiro é oferecer-lhe ajuda e segurança e não ficar subsidiando e alardeando as alegações que ele faz; 5) impor respeito é falar como homem, que depois de apurar os fatos, desce o devido esporro naquilo que achou errado e não ficar como um pivete que faz besteira e depois fica gaguejando desculpas. 

Nenhum comentário: