quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O fim do ...ismo.

Para todos os futuros acadêmicos de política/economia, segue a fórmula mágica que foi, é e continuará sendo utilizada para explicar as acusações contra o seu "ismo" de preferência.

*********************

Dizem que esta situação comprova o fim do [...ismo], como está sendo noticiado em toda imprensa. Há inclusive um artigo de [algum paraíba com PhD] dizendo que esta crise anuncia o fim do [...ismo]. Isso é completamente inverídico pelos seguintes motivos:

Na situação destacada não havia [...ismo]. Havia, isto sim, um verdadeiro [...(anti)ismo], que é exatamente o que causou esta situação. Basta vermos que há 20 anos atrás, já ocorriam situações que o [guru do seu "ismo"] alertava que iriam desembocar em uma crise, caso não fossem adotadas as medidas preconizadas pelo [...ismo]. E de lá para cá, podemos observar que nenhuma dessas medidas foi adotada, pois pessoas em posições de poder continuavam a utilizar o receituário do [...(anti)ismo];

Se nesta situação houvesse [...ismo], obviamente não existiria [nomeie 3 coisas que existem e que o seu "ismo" quer acabar]. O fato de que essas coisas existem demonstra claramente que não há [...ismo], mas sim o bom e velho [...(anti)ismo]. E, conforme foi dito por [guru do seu "ismo"], essas instituições são responsáveis pelos inúmeros problemas que vemos crescer dia a dia. Existem lugares que estão mais próximos do [...ismo], como por exemplo o [qualquer lugar] que apresenta uma situação muito melhor do que o [qualquer lugar mais pobre - econômica ou culturalmente - que o primeiro] que está mais próximo do [...(anti)ismo]. Mas daí a dizer que [o primeiro lugar] prega as idéias do [...ismo], vai uma grande distância. Na verdade, [o primeiro lugar] estaria muito melhor se não houvesse gente insistindo em adotar algumas idéias do [...(anti)ismo].

É fácil perceber também que todas as explicações do [...ismo] estão corretas, pois está acontecendo tudo o que foi previsto há 20 anos atrás. Assim, quando o [paraíba com PhD] diz que "as idéias do [...ismo] não oferecem qualquer explicação para a situação atual", ele está sendo incrivelmente leviano e analisando o problema de forma equivocada.

Infelizmente, os defensores do [...(anti)ismo]  teimam em não analisar as idéias do [...ismo] e apenas em apresentar distorções dessas idéias com o intuito de desmerecer o [...ismo].

No dia em que os governos estiverem dispostos a adotar as idéias do [...ismo], iremos observar o desaparecimento de todos esses problemas que assolam a humanidade e testemunhar a melhora no padrão de vida de toda a população mundial.

*********************************************

Certamente vai precisar de algum retoque, mas acho que dá uma idéia geral da coisa.

Nenhum comentário: