sábado, 21 de junho de 2008

Digno de primeira página.

Uma verdade ou uma desculpa?

Na primeira página do Globo OnLine está a mensagem de algum leitor:

"Não vamos culpar os políticos como se eles fossem ETs. Eles são uma amostra da nossa sociedade, Temos a corrupção na cultura"


Embora a frase tenha um tom de verdade, ela peca por eximir os políticos de culpa, como se indivíduos não existissem. Como se dissesse que só coletivos existem. Algo como: "...se nasceram numa sociedade corrupta, serão corruptos."

Essa idéia é uma grossa mentira, porque acho que é bem claro que quem cria uma sociedade corrupta, são indivíduos corruptos e não o contrário. O fato de existirem tantos políticos corruptos deveria ser um alerta para cada um reanalisar a própria conduta ao invés de buscar desculpas como: "Se os políticos são corruptos, qual o problema de eu fazer isso?"

Mas na verdade, o que me levou a escrever esse post foi uma implicância minha com a mídia brasileira. Por quê o Globo colocou esta frase na primeira página de seu site?

É para demonstrar o tipo de gente que lê o jornal ou é por concordar com a frase de que nenhum político deve ser punido?

A minha implicância sugere que é o segundo...

Nenhum comentário: