domingo, 18 de novembro de 2007

Consumidores culpados pela violência

Um ponto que ficou de fora da "análise" do filme Tropa de Elite é a tese levantada de que o consumidor de drogas é o responsável pela violência.

Não sei como estabeleceram isso. A não ser que aceitem que os vivos são os responsáveis pelos assassinatos e as mulheres são as responsáveis pelos estupros, a tese não faz qualquer sentido.

Antes de tudo, quero deixar claro que falo de violência no mesmo sentido que as pessoas que levantam essa tese, ou seja, violência generalizada.

O tráfico de drogas, por ser uma atividade ilegal, gera violência entre os traficantes e as autoridades. Violência esta que diminui com a corrupção. Mas não gera (de forma intrínseca) violência generalizada.

Não é necessário assassinar, roubar ou estuprar para plantar, cultivar, transportar, processar e vender drogas.

Se o tráfico de drogas faz circular dinheiro para compra de armas e essas armas são utilizadas "fora" das áreas do tráfico influindo nos níveis de violência, ora o problema não é as drogas mas a circulação livre de armas sem fiscalização e incapacidade das autoridades de investigarem e punir casos de violência.

Se o problema fosse dinheiro, Bill Gates, Donald Trump, Rockfellers, etc. seriam assassinos muito mais saguinários do que Stálin e Mao.

Se o problema é a ilegalidade do tráfico de drogas, então vou chegar ao absurdo para dizer que todo mundo é responsável pela violência. Com certeza, qualquer um que está lendo esse blog e dirige um carro já ultrapassou o limite de velocidade estabelecido (nem que seja por 1Km/h). Pode não ter sido multado, mas nem por isso deixou de cometer um ato ilegal. Se querem algo que está escrito no Código Penal, é só levantar a injúria. O Maracanã se transformaria em um presídio instantaneamente.

Tem ainda o ponto da compra de material sabidamente ilegal gerar violência. Não vou perder tempo. Se isso faz sentido, o Comunismo é o melhor sistema do mundo, então. Eles proibiam (e ainda proíbem) você de fazer tudo, até de comer. Se você comer, então você é o causador da violência nos países comunistas. Ou seja, o Comunismo é uma maravilha o que atrapalha são as pessoas que não se submetem às suas restrições. O mais triste é que existe um monte de gente de direita que acredita nessa idéia de que a compra de material sabidamente ilegal aumenta a violência.

Agora que é muito mais fácil levantar a tese de que o consumidor é o responsável pela violência, isso é. Assim ninguém precisa encontrar um responsável pelo tráfico de armas. Como diabos armas feitas somente para exércitos entram no país livremente? Culpa do consumidor de drogas. Por que ninguém desvenda os crimes contra a vida e contra a propriedade? Tudo culpa dos consumidores de drogas.

Se não existisse um babaca para ficar de teto preto numa praia quase deserta com seus amigos também babacas que ficam rindo das rugas que seus dedos fazem quando se esticam, o Brasil seria muito mais seguro e feliz... Até parece...

Para mim, culpa do consumidor de drogas é panacéia que usam para encontrar um sujeito fácil para culpar pelos problemas que não sabem como resolver. É como o detetive policial que ao invés de procurar pelo culpado do crime, procura por alguém para ser culpado pelo crime.

Nenhum comentário: