sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O fim definitivo do Prêmio Nobel.

Falei em uns posts atrás sobre o IgNobel. Tinha dito que era parecido com o Nobel. Pois é. Não existe mais diferença entre os dois.

A premiação de Obama com o Nobel da Paz foi a coisa mais ridícula que poderia acontecer tanto para o Nobel quanto para Obama e sedimentou de vez uma coisa. O Nobel não presta para mais nada (quer dizer, exceto os US$ 1 milhão).

Passou a ser uma mera fitinha de condecoração para qualquer babaca que fizer disser que vai fazer algo politicamente correto. Podem achar que estou exagerando, porque os prêmios de outras categorias ainda revelam importantes contribuições. Pode até ser, mas duvido muito.

Paul Krugman virou um retardado mental, criticado por todos os economistas, inclusive por ele mesmo (se comparado com suas declarações anteriores) e ainda assim ganhou o Nobel Economia. Podem dizer que o trabalho pelo qual ganhou o prêmio é digno de nota. Desconfio. Para mim só ganhou porque é um esquerdinha propalado na mídia, defensor de Obama.

Pode parecer que isso não é muita coisa, mas depois de ler (vou catar o link, pois não me lembro onde foi) que Hayek somente ganhou o Nobel em 1974, porque não queriam dar o prêmio também ao Mises (que morreu em 1973 e ajudou a desenvolver a idéia que deu o prêmio a Hayek), isso para mim é muita coisa.

Especificamente com relação ao Nobel da Paz, a sua história já era por si ridícula. Apontar Stalin como um dos concorrentes já seria o cúmulo. Dar o prêmio ao Al Gore, por assustar o mundo inteiro com essa babaquice de aquecimento global, encheu o copo. Agora (pelamordedeus!), dar o prêmio para o Obama, é como jogar uma vaca dentro do copo que já estava mais do que cheio.

Confesso um pouco de tristeza, mas que não vem de agora. Quando era mais novo, sempre pensei em ganhar aquelas medalhas de condecoração ou aqueles prêmios que somente muito poucos têm o prazer de receber. No entanto, com o tempo, comecei a ver que isso não existe. As mais altas condecorações do país são dadas para qualquer babaca que alcance um cargo público, sem qualquer avaliação de qualidade. Virou presidente da Câmara de Vereadores? Então ganha a chave da cidade, título de doutor honoris causa de todas as faculdades, medalha da polícia, do exército, da aeronáutica, da marinha, do congresso… por ter feito exatamente o quê? NADA! É praxe dar o prêmio para quem ocupa a cadeira de presidente de qualquer coisa (até presidente da comissão de futebol de botão já deve ter ganho). Que glória há em ganhar um prêmio que o pior e mais lesado dos seres humanos pode ganhar também se ele comprar alguns votos em uma cidadezinha do interior?

Que tal então ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e se tornar um imortal, por ter escrito NENHUM livro!? E pior, ainda alegam que merecia ganhar a cadeira por causa de seus discursos políticos, que de tão bons não conseguiram evitar o impeachment por crimes dos quais foi posteriormente inocentado pelo STF?

Ainda sobrava um pouco de esperança. Vai ver essas coisas só acontecem no Brasil. Durou pouco a ilusão. Comecei a perceber que era tudo joguinho de carta marcada. Que só ganhava prêmio quem repetia as babaquices do grupinho. Restou o Nobel pela projeção que tinha.

Hoje, já não resta mais.

Nenhum comentário: