sábado, 10 de maio de 2008

Esse país é coisa de maluco.

É difícil manter a sanidade neste lugar.

No programa Espaço Aberto, com Alexandre Garcia, foi feito um pequeno debate com relação à petição dos 113 contra as cotas raciais.

Um integrante do Movimento Negro Socialista e um coordenador da UnB faziam o debate (mais tarde eu busco os nomes).

O primeiro susto foi quando descobri que o integranto do MNS era contra as cotas e um dos que assinou a petição e o coordenador da UnB era a favor das cotas. Detalhe que será importante mais a frente: O integrante do MNS era negro e pobre e o da UnB era branco e bem de vida.

Confesso que preciso rever meus conceitos. O integrante do MNS defendeu muito bem a exclusão das cotas, mencionando que isso provoca uma racialização no país e que as entidades que defendem as cotas são ONGs financiadas ou pelo governo ou pela Fundação Ford.

O ponto alto foi o "gênio" da UnB ter dito que os negros pobres são conseqüência dos brancos ricos, logo após ter ouvido que as cotas privilegiam o negro rico ao branco pobre. Aparentemente branco pobre, para ele, não existe.

O segundo ponto alto foi o "genialíssimo" da UnB ter dito que a petição dos 113 é semelhante a carta dos escravistas enviada a Dom Pedro II para proibir a abolição.

E o que fechou com chave de ouro, foi o "geniota" da UnB, dizendo que o integrante do MNS era uma minoria (rica e esclarecida subentendia-se), ao que foi retrucado, tendo ouvido que era um mero trabalhador que vivia na periferia e teve que fazer vaquinha para comprar passagem para ir a Brasília entregar a carta, enquanto que os que são a favor de cotas estão recheados de dinheiro da Fundação Ford. Não satisfeito, o "UnBesta" tentou jogar na cara do integrante do MNS que ele estava sendo manipulado por uma elite branca e rica (que elaborou o documento), de centros elitistas do Brasil como a UFRJ e a USP, quase chegando ao ponto de dizer que um negro não pode elaborar ou assinar um documento como a petição dos 113.

Poderíamos tentar explicar quais eram as premissas que estavam na cabeça do menininho UnB, mas acho que todos já têm uma idéia.

Um comentário:

Cláudio disse...

Ei-la:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM825775-7823-A+POLEMICA+SOBRE+COTAS+NAS+UNIVERSIDADES,00.html