quarta-feira, 28 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O governo te ajuda a vender no “livre mercado”.

É isso mesmo. Se você é responsável pela produção de um material vagabundo que ninguém quer e, por isso, não consegue vendê-lo, não se preocupe. Ligue para o Presidente e peça uma forcinha.

Já conseguiram enganar todo mundo com o álcool de cana-de-açúcar que, de tão bom, tem que receber não só subsídios, mas ser obrigatoriamente adicionado à gasolina.

Agora já aprovaram o aumento da mistura do biodiesel ao diesel comum.

Se o livre mercado não te ajuda, o governo libera o mercado para você.

Imagine:

Você investiu todo o seu dinheiro para produzir um desentortador de rabo de porca e ninguém compra? Que petulância desse mercado capitalista malvado! Onde já se viu recusar um produto nacional da mais alta qualidade? Infelizmente, essa é uma das falhas do mercado.

Mas não se preocupe. Basta falar com o governo, que ele assina um decreto obrigando todos os criadores de porcos a desentortar o rabo de seus animais. Põem um símbolo tipo: “Brasil – Um desentortador para todos”. E ainda recebe subsídio para fazer a propaganda no estilo: “Estudos comprovam que feijoada à base de porca do rabo reto é mais saudável, reduz o colesterol ruim e protege o meio ambiente”. E não esqueça de mencionar o grande número de empregos gerados pela sua porcaria de invento.

Você ainda será convidado para aparecer no Roda Viva para falar dos benefícios do seu produto e, provavelmente, ganhará um Nobel de Biologia.

Não tem erro.

Você finalmente se tornará um capitalista bem sucedido que consegue ganhar seu dinheiro atuando no livre mercado.

Quando tudo isso der certo, lembre-se que eu aceito doações.

Ah se o sobrenome fosse Zelaya.

É espantosa a imparcialidade da mídia brasileira (quiçá mundial).

Se a notícia abaixo incluísse o sobrenome Zelaya, quando tempo levaria para as notícias de crime hediondo pipocarem pelo mundo e Hugo Chavez declarar guerra contra Honduras?

Sobrinho de Micheletti e coronel são assassinados em Honduras.

E quantas chamadas na mídia existiriam?

Pois é… Como o sobrenome é Micheletti…

Eu, por exemplo, só vi essa chamada. E o meu critério de pesquisa é tão rigoroso quanto o resto da mídia brasileira.

Quem pode, manda; quem não pode, obedece.

O Ministro do “Desenvolvimento” declara:

Estados devem ganhar mais por minério.

Deixando de fora o fato de que o Ministro (ainda?) acredita que desenvolvimento ocorre com aumento de impostos, eu queria propor minha opinião também.

Pessoas devem ganhar mais por trabalho.

E para isso deveriam acabar com os 27,5% de imposto de renda retido na fonte e o FGTS só para começar.

Garanto que é muito mais simples, traz mais voto, deixa mais pessoas felizes e, com certeza, traz mais desenvolvimento. Mas como não é trabalhador que aprova lei nem assina decreto…

Voto deve ser obrigatório porque o povo é burro!

Se não entendi o post anterior, esse muito menos.

Alguém que tenha lido esta matéria, pode por favor me dizer se a conclusão a que cheguei (título do post) está errada e por quê.

Pelo que entendi da matéria (com exceção da Dora Kramer), para poder votar, o povo precisa de educação. Como o povo é burro, o voto deve ser obrigatório até esses burros aprenderem a votar e, só quando passarem a ser inteligentes, é que o voto pode ser facultativo.

O que menos entendo é que todos eles dizem defender a “democracia”.

Pelo visto, todos se pautam pelo 7º Mandamento da “Granja dos Bichos” – que deveria até ser o novo nome do Brasil - (se não entenderam, leiam George Orwell).

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais que outros.”

Não entendi.

O cara cria uma arma para ser utilizada por um dos regimes mais sanguinários do planeta e ao final da vida se revolta pelo seu uso “criminoso”?

Kalashnikov condena uso 'criminoso' de seu fuzil.

Alguém entendeu?

Liberar o criminoso para salvar a vítima.

Já viram isso?

Eu nunca tinha visto, mas esse pessoal do mundo artístico tem habilidades inimagináveis.

A vítima do estupro praticado por Polanski, está pedindo que o caso seja arquivado por causa do assédio que está recebendo.

Quem duvida, que leia aqui.

Diferença de ponto de vista

Muitas vezes a diferença está simplesmente em alterar o ponto de vista.

Muitas pessoas preferem ficar com um veículo velho devido à isenção do IPVA. O problema é que veículo velho tem mais chances de apresentar problemas. Qual a solução do governo?

Ministro defende imposto mais alto para veículos velhos.

Qual seria a melhor solução?

Reduzir o imposto dos veículos novos.

Mas você acredita que o Brasil vai reduzir imposto? É mais seguro acreditar no Lula.

Democracia até demais.

É tanta democracia que chega a transbordar.

E não se preocupem, o Brasil é uma nação jovem e está caminhando para atingir esse nível superior de democracia.

Relatório acusa Chávez de manipular o Judiciário.

Confesso que me falta capacidade mental para entender completamente porque ainda existe possibilidade da Venezuela entrar no Mercosul.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O fim definitivo do Prêmio Nobel.

Falei em uns posts atrás sobre o IgNobel. Tinha dito que era parecido com o Nobel. Pois é. Não existe mais diferença entre os dois.

A premiação de Obama com o Nobel da Paz foi a coisa mais ridícula que poderia acontecer tanto para o Nobel quanto para Obama e sedimentou de vez uma coisa. O Nobel não presta para mais nada (quer dizer, exceto os US$ 1 milhão).

Passou a ser uma mera fitinha de condecoração para qualquer babaca que fizer disser que vai fazer algo politicamente correto. Podem achar que estou exagerando, porque os prêmios de outras categorias ainda revelam importantes contribuições. Pode até ser, mas duvido muito.

Paul Krugman virou um retardado mental, criticado por todos os economistas, inclusive por ele mesmo (se comparado com suas declarações anteriores) e ainda assim ganhou o Nobel Economia. Podem dizer que o trabalho pelo qual ganhou o prêmio é digno de nota. Desconfio. Para mim só ganhou porque é um esquerdinha propalado na mídia, defensor de Obama.

Pode parecer que isso não é muita coisa, mas depois de ler (vou catar o link, pois não me lembro onde foi) que Hayek somente ganhou o Nobel em 1974, porque não queriam dar o prêmio também ao Mises (que morreu em 1973 e ajudou a desenvolver a idéia que deu o prêmio a Hayek), isso para mim é muita coisa.

Especificamente com relação ao Nobel da Paz, a sua história já era por si ridícula. Apontar Stalin como um dos concorrentes já seria o cúmulo. Dar o prêmio ao Al Gore, por assustar o mundo inteiro com essa babaquice de aquecimento global, encheu o copo. Agora (pelamordedeus!), dar o prêmio para o Obama, é como jogar uma vaca dentro do copo que já estava mais do que cheio.

Confesso um pouco de tristeza, mas que não vem de agora. Quando era mais novo, sempre pensei em ganhar aquelas medalhas de condecoração ou aqueles prêmios que somente muito poucos têm o prazer de receber. No entanto, com o tempo, comecei a ver que isso não existe. As mais altas condecorações do país são dadas para qualquer babaca que alcance um cargo público, sem qualquer avaliação de qualidade. Virou presidente da Câmara de Vereadores? Então ganha a chave da cidade, título de doutor honoris causa de todas as faculdades, medalha da polícia, do exército, da aeronáutica, da marinha, do congresso… por ter feito exatamente o quê? NADA! É praxe dar o prêmio para quem ocupa a cadeira de presidente de qualquer coisa (até presidente da comissão de futebol de botão já deve ter ganho). Que glória há em ganhar um prêmio que o pior e mais lesado dos seres humanos pode ganhar também se ele comprar alguns votos em uma cidadezinha do interior?

Que tal então ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e se tornar um imortal, por ter escrito NENHUM livro!? E pior, ainda alegam que merecia ganhar a cadeira por causa de seus discursos políticos, que de tão bons não conseguiram evitar o impeachment por crimes dos quais foi posteriormente inocentado pelo STF?

Ainda sobrava um pouco de esperança. Vai ver essas coisas só acontecem no Brasil. Durou pouco a ilusão. Comecei a perceber que era tudo joguinho de carta marcada. Que só ganhava prêmio quem repetia as babaquices do grupinho. Restou o Nobel pela projeção que tinha.

Hoje, já não resta mais.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais de 700 pessoas assinam manifesto a favor da pedofilia e do estupro.

Ou vão me dizer que a notícia abaixo quer dizer outra coisa?

Mais de 700 pessoas assinam petição a favor de Polanski.

E o telhado não caiu?

Dilma divulga desempenho do governo em ato religioso.

Como diria Bill Watterson (Calvin & Hobbes ou Calvin & Haroldo): “É difícil ser religioso quando certas pessoas jamais são incineradas por relâmpagos.”

Reagiu e se deu bem.

Só postei isso aqui, porque acho uma raridade aparecer isso na mídia. Geralmente, só aparece reação que resulta em morte da vítima.

Frentista reage e assaltante é baleado em São Paulo.

E vai piorar…

Destaco apenas a chamada de primeira página de dois dos jornais mais lidos no país (não que isso seja grande mérito).

“Receita aperta fiscalização sobre IR da classe média.”

“Estudo mostra que classe média encolheu em 2008.”

Quem, no Brasil, enche a boca para falar que “paga os seus impostos”, claramente não conhece a legislação. E quando descobre o que ela diz (e que não é fiscalizado simplesmente por ser “peixe pequeno”), fica indignado e passa a dizer que sonega por uma questão moral (pagar imposto para político corrupto).

P.s.: Não sou nem um pouco a favor do sistema de tributação no Brasil (e em grande parte do mundo), mas também não me conformo com esse “moralismo seletivo”.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Gênio ou Ás no Volante?

Fiquei bastante tempo fora, então ainda vivo um pouco no passado, falando de assuntos chatos que já “saíram de moda”. Fazer o quê? Ficar calado?! “Sou brasileiro, não desisto me calo nunca!”

Viram o caso do Nelsinho Piquet?

A primeira coisa que me intrigou foi: O quê exatamente foi errado?

Ataques de falso moralismo são frequentes no Brasil e acho que esse foi mais um deles.

Ninguém saiu machucado (e essa era a idéia) e foi apenas utilizado um recurso, embora não usual, para se aproveitar das regras da F1 e garantir a vitória a um dos pilotos da equipe.

Para mim esse caso, é exatamente igual à falta no futebol (lá vou eu dar uma de Lula e usar analogias futebolísticas). Em geral quando falamos em falta, todo mundo pensa naquela falta que é violenta e/ou imbecil. Entretanto, há também a falta estratégica feita exatamente para interromper, por exemplo, um contra-ataque da equipe adversária. É pura e simplesmente utilizar as regras do jogo para evitar uma derrota.

E pelo que foi divulgado, essa foi exatamente a estratégia da Renault.

Piquet sênior que parecia ser um maluco em dedurar o filho, sagrou-se mais esperto (até o momento) do que julgavam. Faz o filho assumir a cagada com o benefício da delação premiada, "carca" o Briatore e ainda consegue manter a possibilidade do filho ser contratado por outra escuderia ou, no mínimo, de se manter no automobilismo (em outra categoria).

Coisa de gênio ou de ás no volante?

Melhor título de post dos últimos meses.

God Lied?

Falei primeiro.

Já ouviram falar do IgNobel?!

Bom… é igual ao Prêmio Nobel, só que para pessoas que tem a capacidade mental da equipe diplomática do governo Lula.

Pois então. A notícia abaixo dá o vencedor deste ano.

Sutiã que vira máscara de gás vence IgNobel.

Antes que a briga comece, já falo logo. Se tiver algum ataque de gás lacrimogênio ou pior, eu quero a Scarlett Johansson do meu lado.

Pronto. Falei primeiro.

É isso mesmo.

I’m calling dibbs on Scarlett Jo.

scarlett_johansson1

p.s.: Apenas para constar, se não tiver ataque nenhum, eu quero ela do meu lado do mesmo jeito. Por segurança.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Copa do Mundo e Olimpíadas

Centro do Rio. Por volta de 13:30hs. Um grito de torcida. Uma mistura de gritos entre “Mengo” e “Nense”.  Em poucos segundos, uma chuva de papel picado toma conta da rua onde estou andando. Eu, avoado, levei algum tempo para lembrar que haveria o anúncio, hoje, da cidade sede das Olimpíadas de 2016.

Não sei por quê, logo surgiu na minha cabeça a pergunta: Por quê estão comemorando? E de imediato veio a resposta: Já estão pensando em mamar nas tetas das ajudas do governo.

Como não sou muito letrado em economia, em pouco tempo veio uma indagação. Por acaso, algum economista já lançou a idéia de um, sei lá, “Multiplicador Tetário” toda vez que é feito o anúncio de um evento que tem mais marketing do que melhoras efetivas (vide o Pan)?

Por exemplo, com a simples menção da vitória, quantas tetas governamentais surgiram para serem mamadas pelos próximos 7 anos até que as Olimpíadas e a Copa do Mundo ocorram?

E correlacionado a isso, quanto capim os jecas aqui terão que dar de graça para abastecer essas tetas?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Honduras

Caso alguém esteja se perguntando porque diabos estão fazendo tanta força para restituir Manuel Zelaya ao poder em Honduras, mesmo o país estando com eleições marcadas para novembro deste ano, a resposta está em apenas 2:20 minutos do desenho “A Bug’s Life” (Vida de Inseto). Só achei o vídeo em inglês mesmo, portanto aproveitem para treinar o seu entendimento de inglês. As imagens são auto-explicativas.