quarta-feira, 30 de abril de 2008

Está na lei.

Sempre me preocupei com o dito "está na lei", significando que deve ser obedecido por estar numa lei.

Todas as práticas nazistas estavam na lei. As violações dos países comunistas também estão na lei.

Junte isso com a idéia de poder do povo e o resultado é que a lei é a vontade do povo. Ou seja, para mim, quem diz "tem que fazer porque está na lei" não está longe dos governantes de regimes totalitários. A única diferença é que ele só é contra quando a lei não lhe agrada, caso contrário, tudo bem.

Exemplo típico disso está hoje nesse post, que critica a "marcha dos maconheiros". (O que era de se esperar, pois o Reinaldo Azevedo tem praticamente uma fobia a drogas)

Mas acho que pior do que obedecer fielmente a lei, é enxergar na lei coisas que ela não diz.

O post mencionado alega que a marcha é crime porque faz apologia da maconha e cita como base legal o art. 33 da lei 11.343: "Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga".

Em primeiro lugar, até onde sei, a Marcha não induz, instiga ou auxilia ninguém a consumir maconha. O que eles pretendem é exatamente legalizar o consumo. Exceto se estiverem distribuindo beckes, rets, greens, space cakes e afins não há nada de ilegal, a princípio, na marcha.

Se a marcha não tenta convencer uma pessoa a fumar maconha, se não estimula o consumo e se não fornece meios para obter a droga, então ela não está enquadrada no artigo 33 da lei citada. Pela lógica do post, qualquer pessoa que mencione o nome de uma droga deve imediatamente dizer a frase "que não deve ser produzida, consumida, distribuida ou sequer discutida quanto a sua legalidade", para não estar enquadrada no artigo 33.

Um dado adicional, é que o artigo 33 não fala de apologia. Quem fala de apologia é o artigo 287 do Código Penal, que diz ser crime "Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime".

Tenho lá minhas dúvidas se a Marcha também estaria enquadrada nesse artigo, porque a apologia é defender ou louvar as pessoas que consomem a droga e não discutir o consumo de maneira abstrata e geral.

Bom, mas o ponto final é o seguinte... se estivesse na lei que é permitido executar pessoas sem prévio julgamento ou prender pessoas que discordem da cartilha do partido governante ele também defenderia a lei e o Estado de Direito com tanto afinco?

O papagaio perderá o lugar para a ONU.

Mais alguns anos e a brincadeira vai deixar de ser "Sabe aquela do papagaio?..." e passará a ser "Sabe aquela da ONU?..."

ONU cria força-tarefa para combater crise dos alimentos

O lado bom de ficar longe

Ficar muito tempo sem postar talvez tenha sido bom para mim. Tenho andado muito negativo. Cada dia que passa me sinto mais um personagem de 1984 (livro bastante citado ultimamente não?!) do que uma pessoa. Todo lugar que olho só vejo desgraça. Leis de cotas, ambientalistas, Hugo Chavez, até o Fenômeno está se enrolando com traveco!

Dia desses, rolando pelos canais, ouvi um economista/ambientalista (não peguei o nome e logo vão saber porquê) dizendo que hoje vivemos com base numa Teoria Econômica que julga que os recursos são infinitos. Desliguei a TV.

Por estar na TV, provavelmente deveria ser um gênio.

Escolhi permanecer burro.

Ainda estou vivo...

... para felicidade minha e talvez infelicidade dos outros.

Sinceramente, não tinha reparado que estava há tanto tempo sem postar nada. A parte ruim (para mim) disso tudo é não poder falar de mais nada pelo assunto ter ficado velho, por exemplo:

- Tinha preparado uma análise do voto do Ministro do STF sobre o caso do uso de células embrionárias, mas duvido que alguém ainda se lembre do caso;

- Não acompanhei o caso da menina que morreu em São Paulo, mas acabei absorvendo várias informações por osmose. Já tinha até elaborado várias situações que poderiam explicar o que ocorreu, tanto incriminando como inocentando os principais suspeitos. Mas agora o tempo passou. A VEJA já deu a sentença. Só me resta uma coceira na cabeça porque até hoje não me chegou por osmose o motivo do crime(na minha época isso valia muito numa investigação);

- E depois do terremoto que aconteceu somente nas redações de jornais, fiquei pensando se vão canonizar também o padre que desapareceu com os balões.

- Vídeos de um paraíba dando aulas de história de maneira "espetacular". Ia sugerir ao Lula que nomeasse ele como Ministro da Educação. Pela linha desse governo, não há ninguém mais qualificado.

- A Receita Federal com suas palhaçadas de última hora para infernizar a paciência de todo mundo. Aqui tem apenas uma amostra. São tantas...

Vocês sabem como é. Sou brasileiro e, como tal, quero dar opinião em tudo. A única diferença é que a minha vale muito mais que a dos outros.

O bom é que eu não ia falar de índios mesmo. Não gosto muitos dos seus programas.